20 de setembro de 2012

Dicas de Maquilhagem - Bases

 
Uma boa base uniformiza e ilumina o tom de pele e vai proporcionar uma tela perfeita para depois aplicarmos o resto da maquilhagem.
 
Escolher uma base pode ser uma tarefa muito difícil. Há-as de todas as marcas possíveis e imaginárias, em variadíssimas texturas, com ou sem proteção solar, indicadas para os vários tipos de pele. Para dificultar ainda mais a nossa escolha, muitas marcas oferecem um leque alargado de fórmulas, com diferentes capacidades de cobertura e em mil e uma tonalidades. Encontramos bases fluídas, em creme, em pó, compactas, em stick, minerais, mates, com brilho, enfim...uma panóplia de produtos que nos deixam a cabeça a andar à roda.

Nunca se deve comprar uma base sem a experimentar primeiro. O ideal é ir a uma perfumaria, pedir algumas amostras adequadas ao tom e tipo de pele (e ao grau de cobertura que se deseja obter) e experimentar em casa, à luz do dia.

Regra Geral:
-para peles secas o ideal é uma base hidratante com uma textura mais cremosa;
-para peles mistas ou oleosas deve-se escolher uma base fluída ou então uma fórmula em pó, sempre isenta de óleos e matificante;
-texturas leves e finas dão uma cobertura leve;
-texturas mais cremosas e densas dão também um acabamento mais denso;

Bases com brilho (as chamadas iluminadoras) não devem ser usadas por pessoas com peles com tendência mista ou oleosa, porque acentuam ainda mais os brilhos na testa e no nariz. Além disso, são mais indicadas para usar à noite ou em ocasiões especiais.

Há quem não goste de usar base, por achar que nunca fica com um aspeto natural. Nesse caso, pode sempre optar por um BB Cream. É uma excelente alternativa.
Ultimamente uso muitas vezes  este da Garnier:
 
Garnier


Para os meus trabalhos e para uso próprio (em dias especiais) a minha base favorita é a Face&Body da Make Up For Ever, pois dá um acabamento muito natural.

 
Aplicação de Base

Se estou com muita pressa, ou se está muito calor, a minha escolha é outra.
A minha pele é mista e brilha com imensa facilidade...especialmente na zona da testa e do nariz. Há uns anos descobri uma base em pó espetacular da marca Shiseido, gama PURENESS (chama-se Matifying Compact Oil Free), e nunca mais deixei de a usar. É leve, tira os brilhos sem secar a pele, que fica com um aspecto natural, e ainda tem factor de proteção solar 15. Vantagens: é fácil de aplicar, pois não é preciso nenhum pincel, e dá para usar em retoques ao longo do dia.
Base Shiseido

 
 
Depois de escolhermos o tipo de base, há que escolher o tom certo. O tom ideal é aquele que se funde com a nossa pele, que desaparece: nem mais escuro, nem mais claro. Para testar o tom, devemos aplicar um pouco de base no rosto, junto à linha do maxilar, e observar o efeito, de preferência com luz natural.
No verão devemos usar uma base adequada ao bronzeado e ao calor: um nadinha mais escura e com uma textura mais leve que o habitual.
 
Aplicação:
 
A base deve ser aplicada antes do corretor e depois de preparada a pele com um hidratante ou uma pré-base.
Usar pouco produto de cada vez e espalhar bem, com uma esponja ligeiramente humedecida ou com um pincel apropriado (ver aqui). Começar no centro do rosto, espalhando em direção às laterais.
Não se deve exagerar na quantidade de base. A base só serve para uniformizar…não é suposto corrigir ou camuflar todas as imperfeições…para isso existem os corretores.  Esta regra é ainda mais importante para as peles maduras, pois estas tendem a acumular base nas rugas.
 
Depois de aplicada a base, é altura de aplicar o corretor, seguido de  um pó translúcido para fixar tudo.

2 comentários:

  1. Adoro bases. Gosto do processo de compra, de experimentar novos produtos, da protecção que dão à minha pele durante o Inverno, dos diferentes tipos de acabamento... só não consigo usar no Verão, altura em que opto apenas por um creme hidratante com cor.

    Gostei muuuito do post e fiquei curiosa com a base em pó de que falaste, porque tenho a pele oleosa e preciso de comprar uma para a nova estação. Dura muito tempo? É que estou habituada à Clinique, cujos produtos duuuuuuuram... :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar